Pages

domingo, 14 de março de 2010

JOVEM QUE LEVOU SUSPEITO DE ASSASSINAR GLAUCO ATÉ LOCAL DO CRIME FOI RENDIDO


Jovem se apresentou neste domingo à polícia.

O estudante Carlos Eduardo Sundfeld, conhecido como Cadu e suspeito de ter matado o cartunista Glauco Villas Boas e seu filho Raoni Villas Boas, teria rendido o jovem Felipe Iasi, 23 anos, e o obrigado a levá-lo até a casa das vítimas, em Osasco, na Grande São Paulo. Segundo o advogado de Felipe, Cássio Paulette, Cadu teria ligado momentos antes para seu cliente e o convidado para se encontrarem, “um programa normal de jovens, sair para conversar e beber” na noite de sexta-feira (12).

“Felipe recebeu um telefonema de noite e se encontraram. Cadu entrou no veículo, apontou uma arma e o obrigou a levá-lo até a residência das vítimas”, contou Paulette. Felipe Iasi se apresentou à polícia de Osasco, na tarde deste domingo (14).

Paulette conformou que Cadu teria rendido a enteada de Glauco e, assim, atraído toda a família. O advogado nega que Felipe tenha ajudado o suspeito na fuga após o duplo homicídio.

“Assim que Raoni chegou, a discussão foi retomada, Felipe viu uma oportunidade e fugiu. Ele só ficou sabendo do homicídio no dia seguinte”, contou Paulette. Segundo o advogado, o jovem repetia que era “Jesus Cristo na Terra” e falava “coisas desconexas”. “Parece alguém vítima de um surto psicótico ou uso abusivo de drogas (...) Tudo leva a crer que ele teria usado drogas”, disse.

Paulette informou ainda que Cadu e Felipe se conheceram há menos de dois meses e que seu cliente não sabia quem era Glauco. Felipe teria presenciado a coronhada que Cadu deu na viúva de Glauco, Bia, o soco dado no cartunista e o início da discussão com Raoni. Cadu teria mantido toda a família de Glauco e o próprio Felipe sob a mira de um revólver durante todo o tempo.

“O carro não foi usado na fuga. As imagens da câmera de segurança da casa dele [Felipe] e os horários podem comprovar isso”, disse o advogado. O carro de Felipe Iasi foi apreendido pela polícia o veículo, um Gol cinza escuro. Segundo testemunhas, o carro foi usado na fuga de Cadu.

Paulette não respondeu se seu cliente seria usuário de drogas. “Na minha época, bebia-se. Hoje, fuma-se maconha. Não me aprece que ele [Felipe] faça nada que exceda à conduta normal de um jovem”, afirmou.
Segurança reforçada

Na manhã deste domingo (14), a polícia reforçou a segurança na casa onde mora a viúva de Glauco. A medida foi tomada após a viúva ter recebido um telefonema de Carlos Eduardo. A informação foi confirmada pelo delegado Archimedes Cassão Veras Júnior, do Setor de Investigações Gerais (SIG) da Delegacia Seccional de Osasco, que apura o caso. O reforço policial visa dar segurança a viúva e a família. Não há informações se ela e os parentes foram retirados do local.
Glauco e Raoni foram mortos a tiros durante a madrugada de sexta, na residência do cartunista, em Osasco. No local, também funciona a Igreja Céu de Maria, seguidora do Santo Daime, da qual as vítimas eram adeptas. Cadu, o suspeito, também chegou a frequentar os cultos e era conhecido da família do cartunista.

Segundo testemunhas, o jovem matou Glauco e Raoni após uma discussão. O rapaz, que faz tratamento contra dependência química, teria entrado armado na residência de Glauco. Após o crime, ele teria fugido em um carro Gol cinza, guiado por outra pessoa.

A residência de Bia fica em Osasco, na Grande São Paulo. Foi lá que seu marido e seu enteado foram mortos. Membros da Igreja Céu de Maria, com sede dentro da casa e da qual Glauco foi fundador, afirmaram ao G1 que temem a volta do assassino ao local. Ele está foragido desde a madrugada de sexta-feira (12).

Dono do carro que ajudou assassino de Glauco na fuga se apresenta à polícia Suspeito liga para viúva de Glauco e polícia diz reforçar segurança na casa Polícia diz ter achado carro que teria sido usado por suspeito de matar Glauco Polícia diz contar com ajuda da família para achar suspeito de ter matado Glauco Sob cânticos e aplausos, Glauco e filho são enterrados em São Paulo

A Polícia Federal e a Interpol também foram avisadas para fecharem o cerco em aeroportos, fronteiras e até em outros países contra uma possível fuga de Cadu.

“Já avisamos todas as polícias, Polícia Federal, Interpol, polícias civis no Brasil, polícias militares. Nosso objetivo é fechar o cerco em busca do suspeito. Evitar que ele tente fugir”, disse Veras Júnior. “De qualquer modo, ainda trabalhamos com a hipótese de o suspeito estar escondido em algum lugar em São Paulo.”

“A expectativa nossa é pela apresentação ou localização do suspeito. A família do Carlos Eduardo [Sandfeld Nunes] está colaborando. Na sexta, ouvimos o pai e o avô dele, acompanhados de um advogado da família. Segundo os parentes do rapaz, eles não sabem do seu paradeiro”, disse o delegado.



Fonte: G1











POLICIA COMUNITÁRIA

                 Sejusp abre inscrições para Curso de Polícia Comunitária

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) informa que estão abertas as inscrições para a primeira turma de 2010, do Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária, que acontece de 22 a 26 de março, na Capital.
O curso é uma realização da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça (MJ), promovido no Estado pela Coordenadoria Estadual de Polícia Comunitária, um dos braços da Sejusp.
Com um público específico, que são os integrantes da Segurança Pública e as Lideranças Comunitárias, o curso nacional tem objetivo de promover integração entre a comunidade e os órgãos da área, na busca de soluções preventivas para a criminalidade nas comunidades.

Composta de 50 vagas, a primeira turma do ano contará com estrutura curricular teórica e prática, com carga horária de 40h/a. Durante a capacitação serão debatidos e ministrados diversos temas, dentre eles, Filosofia de Polícia Comunitária, Mediação e Conflitos, Mobilização Social, Direitos Humanos, entre outros.
Conforme o calendário anual da coordenadoria, em todo Estado serão formadas dez turmas de 50 participantes cada. Serão sete turmas no interior, nas cidades de Três Lagoas, Dourados, Bonito e em outros municípios a confirmar, e três em Campo Grande.
Além das turmas do Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária, será realizada também uma edição do Curso Nacional de Multiplicador de Polícia Comunitária na Capital.

Com carga horária de 80h/aula, o curso de multiplicador será desenvolvido durante duas semanas alternadas, com previsão de realização em primeiro momento de 14 a 18 de junho, e no segundo momento de 21 a 25 de junho.
Vale destacar que a ficha de inscrição para a primeira turma de 2010 está disponível para download no hotsite
 http://www.sejusp.ms.gov.br/polcomunitaria



Para mais informações ligue (67) 3318-6800/6856, das 7h30 às 13h30.



Fonte: sejusp