Pages

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

POLICIA MILITAR FORMA 295 CABOS

Campo Grande (MS) – A Polícia Militar forma nesta terça-feira (24), 295 policiais militares que participaram do curso de formação de cabos. O curso foi realizado através de convênio entre Polícia Militar, e a Rede Nacional de Educação a Distância (EAD), do Ministério da Justiça. Anteriormente o curso era realizado na modalidade presencial, a partir deste ano de 2010, passou a ser realizado através da rede.

O curso teve início em junho com carga horária de aproximadamente dois meses totalizando 60 horas/ aula para cada disciplina, sendo que dez dias foram presenciais no centro de formação e aperfeiçoamento Policial (Cefap), aliando conhecimento teórico ao conhecimento prático. Dentro desse módulo prático, os alunos de Campo Grande participam da operação bloqueio realizada pela Polícia Militar.

Segundo o comandante do Cefap, tenente-coronel Valter Godoy Rojas, este tipo de curso demonstrou uma inovação no sistema de aperfeiçoamento da Policia Militar. “Esse fluxo de promoções é motivador, tem que acontecer mesmo. O esforço do comando da coorporação junto ao governo do Estado propiciou esse curso inovador, porque dentro das próprias unidades, os participantes podiam realizar seus estudos sem desfalcar suas coorporações. Todas as unidades da PM do Estado participaram”, disse o coronel.

Os soldados com mais de dez anos de serviço tiveram a oportunidade de concorrer às vagas do curso de formação de cabos. Hoje (23) ouve uma prova classificatória geral e amanhã (24) será realizada a solenidade de formatura às 8 horas no comando geral da PM, localizado no Parque dos Poderes.

As seis disciplinas que foram ministradas foram: Aspectos Jurídicos da Abordagem Policial, Atuação Policial Frente aos Grupos Vulneráveis, Polícia Comunitária, Redação Técnica, Uso Progressivo da Força e Violência e Criminalidade e Prevenção.

Conforme o gestor estadual da Rede EAD, tenente coronel Edilson Osnei Nazaret Duarte, a formação através da educação a distância traz diversos benefícios: “significa economia para o Estado, que permite ao policial que faça o curso no próprio local de trabalho, em casa ou nos telecentros e qualifica melhor os profissionais da segurança pública”, justifica.

EAD

A rede EAD é um projeto de cursos a distância para os profissionais da segurança pública, desenvolvido em todo o País pelo Ministério da Justiça (MJ), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Os cursos são gratuitos, com 40 ou 60 horas/aula. Hoje, a rede oferece 59 temas.

O objetivo principal do projeto é capacitar servidores da segurança pública, utilizando os meios tecnológicos de maior alcance, proporcionando comodidade aos participantes, já que poderão receber educação continuada de qualquer lugar e em horário escolhido, desde que tenham um computador com acesso à internet.

A rede é difundida nos Estados pelas Secretarias Estaduais de Segurança Pública, através dos gestores, tutores e coordenadores - imprescindíveis para gerenciamento do sistema de cursos interativos. Os interessados em participar dos cursos podem obter mais informações pelo site www.mj.gov.br/ead .

Fonte: PMMS