Pages

terça-feira, 10 de abril de 2012

POLICIA COMUNITÁRIA


MS participa de Encontro Nacional de Coordenadores de Polícia Comunitária










Por Redação Pantanal News/Karina Lima-Notícias.MS


       Campo Grande (MS) - O tenente-coronel da Polícia Militar, Carlos Santana Carneiro, irá representar Mato Grosso do Sul no Encontro Técnico dos Coordenadores Estaduais de Polícia Comunitária, que acontece de 12 a 13 de abril em Maceió (AL). O evento, promovido pelo Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), visa aprimorar e difundir a política de policiamento comunitário como uma das estratégias de combate à violência em áreas de exclusão social.
         Durante o encontro, serão apresentadas as experiências dos Estados de Alagoas, Bahia e Piauí em 2011, que apostam na implantação de Bases Comunitárias de Segurança para aproximar a Polícia Militar das comunidades e as famílias em situação de vulnerabilidade social.
          Também integram a pauta do encontro o cronograma dos cursos de Polícia Comunitária para o ano de 2012: Apresentação pela Senasp/MJ do Sistema de Gestão do Departamento de Pesquisa, Análise de Informação e Desenvolvimento de Pessoal em Segurança Pública; proposta executiva para a elaboração da Política Nacional de Polícia Comunitária e ainda reuniões setoriais dos Eixos de Capacitação, Mobilização social e Gestão Institucional da Política Nacional de Polícia Comunitária.
 Policiamento Comunitário em MS

         O governo do Estado vem buscando solidificar a filosofia de Polícia Comunitária através da capacitação e aquisição de equipamentos e viaturas, chegando à marca de quatro mil profissionais capacitados de 2007 a 2011  e 39 Conselhos Comunitários de Segurança (CCS) instalados na Capital e interior. Visando estar mais perto da comunidade foram ativadas bases comunitárias fixas e móveis e entregues viaturas motorizadas para atender a Patrulha Comunitária, totalizando 60 novas motocicletas.


 De acordo com o coordenador Estadual, tenente-coronel Santana, a Polícia Comunitária trabalha em conjunto com a população e as instituições de segurança pública e defesa social. “O objetivo é que todos juntos tenham condições de identificar, priorizar e resolver problemas relativos à criminalidade, para garantir a qualidade de vida do cidadão brasileiro. Os próprios moradores se tornam co-responsáveis pela segurança no local em que residem”, ressaltou Santana.

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter: